A Polícia Civil, com o apoio da Brigada Militar, deflagrou na manhã desta terça-feira (19/11) a Operação Riciclaggio, com foco na investigação de um grupo criminoso ligado à lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas na zona sul de Porto Alegre. A organização é apontada como responsável por recentes conflitos violentos e homicídios na capital.
Durante a operação, foram cumpridos 125 ordens judiciais em Porto Alegre, Cachoeirinha, Canoas, Alvorada e Guaíba. A ação resultou na prisão de quatro indivíduos e na apreensão de armamento pesado, incluindo dois fuzis, além de grandes quantias de dinheiro. Outros mandados envolveram busca e apreensão de veículos, sequestro de imóveis e bloqueio de contas bancárias e bens.
De acordo com as investigações, lideradas pelo delegado Marcus Viafore, o esquema era comandado por dois irmãos, um deles com histórico de homicídios. A organização utilizava empresas de fachada, como uma recicladora, para adquirir bens de alto valor, incluindo imóveis e automóveis registrados em nomes de laranjas. Entre 2021 e 2024, os suspeitos movimentaram aproximadamente nove milhões de reais sem justificativa de renda lícita.
Segundo o delegado Mario Souza, diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o bloqueio de mais de um milhão de reais nesta operação enfraquece o poder financeiro da organização criminosa, dificultando o financiamento de atividades ilegais, como a prática de homicídios.
Com a informação Polícia Civil.