A Polícia Civil realizou uma operação nesta segunda-feira (11) para prender um grupo suspeito de extorquir clientes de motéis na Região Metropolitana de Porto Alegre e na Serra. Atuando há cerca de um ano, os criminosos gravavam fotos e vídeos das vítimas na saída dos motéis para chantageá-las, exigindo pagamentos para evitar que familiares soubessem das supostas traições.
O trio, especializado no "golpe do motel", é acusado de realizar extorsões direcionadas especialmente a pessoas que chegavam aos motéis em carros de luxo. A abordagem consistia em filmar discretamente as vítimas e, posteriormente, aplicar técnicas de engenharia social para obter informações adicionais, como nome, vínculo familiar e telefones, a fim de tornar a ameaça mais convincente. Em seguida, enviavam mensagens dizendo ter sido contratados para investigar traições, oferecendo sigilo em troca de valores que chegavam a R$ 15 mil.
A investigação começou em fevereiro, após uma vítima registrar boletim de ocorrência, o que permitiu o mapeamento de outras 20 vítimas. Apesar disso, apenas oito decidiram prestar depoimento, devido ao constrangimento.
A operação cumpriu três mandados judiciais nas cidades de São Leopoldo e Novo Hamburgo, onde foram apreendidos materiais relacionados ao esquema. A polícia alerta a população sobre o golpe e incentiva que novas vítimas registrem ocorrência para ajudar nas investigações.