Polícia Federal desmantela esquema de falsificação de diplomas da UFRGS

Operação Engodo desarticula grupo que falsificava diplomas de mestrado e doutorado

29 jun 2024 - 10h52
(atualizado às 10h54)

Nesta sexta-feira, a Polícia Federal realizou a Operação Engodo, com o objetivo de desmantelar um grupo criminoso especializado na falsificação de diplomas de mestrado e doutorado, utilizando indevidamente o nome da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Agentes da Polícia Federal cumpriram dois mandados de busca e apreensão em Porto Alegre, emitidos pela Justiça Federal. Durante a operação, um dos suspeitos foi preso em flagrante por uso de documento falso e exercício ilegal da profissão em uma clínica de estética no bairro Farroupilha. A ação contou com a colaboração dos Conselhos de Biomedicina e Odontologia.

Publicidade

As investigações apontaram que o grupo não só falsificava diplomas da UFRGS, mas também prometia revalidar diplomas obtidos em instituições estrangeiras, como na Venezuela, Colômbia, Equador e Estados Unidos.

Os criminosos visavam principalmente servidores públicos interessados em obter um adicional de qualificação, cobrando cerca de R$ 7.000,00 por diploma falsificado, que eram posteriormente apresentados a órgãos públicos municipais, estaduais e federais.

A Polícia Federal estima que o grupo tenha criado mais de dois mil diplomas falsos de mestrado, doutorado, pós-graduação, especialização e outros cursos.

Se condenados, os envolvidos poderão ser responsabilizados pelos crimes de exercício ilegal da profissão, uso de documento falso e associação criminosa.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se