Polícia Federal realiza nova operação contra policiais civis do RJ por tráfico de drogas

Policiais teriam desviado parte de uma apreensão de cocaína para vender a droga, segundo investigações

20 out 2023 - 08h39
(atualizado às 10h13)
Polícia Federal realiza nova operação contra policiais civis do RJ por tráfico de drogas
Polícia Federal realiza nova operação contra policiais civis do RJ por tráfico de drogas
Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal (PF) realiza, nesta sexta-feira, 20, uma nova operação contra peculato, organização criminosa e tráfico de drogas praticados por policiais civis do Rio de Janeiro, entre eles, um delegado. Os alvos da Operação Déja Vu seriam oito agentes que teriam desviado parte de uma apreensão de cocaína para vender a droga.

Cerca de 50 policiais federais cumprem oito mandados de busca e apreensão, expedidos pela 5ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. Os mandados são cumpridos na capital fluminense e em Araruama/RJ, em endereços ligados aos criminosos, bem como na  33ª Delegacia de Polícia Civil, em Realengo/RJ. 

Publicidade

Segundo a PF, o grupo teria desviado 280 kg de cocaína. Na quinta-feira, 19, a PF prendeu quatro policiais civis que receberam propina para liberar um caminhão com toneladas de maconha. Eles atuavam na Delegacia de Repressão a Furtos de Cargas (DRFC), na época do crime.

Após a investigação, a PF conseguiu atestar que houve o envolvimento do delegado titular da unidade, de um outro policial civil e da irmã de um dos policiais.

Além dos mandados de busca e apreensão, a Justiça Federal determinou que os policiais sejam afastados dos respectivos cargos, proibição de se ausentar da circunscrição e implementação de tornozeleira eletrônica. Também foi determinado o sequestro patrimonial de R$ 5 milhões de reais.

Operação Turfe

De acordo com a PF, a investigação é um desdobramento da operação Turfe, que começou em 15 de fevereiro de 2022 para desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas.

Publicidade

Na ocasião, policiais federais realizavam o monitoramento e o acompanhamento por meio de ação controlada de uma carga de cocaína que seria exportada por meio de contêiner, tendo conhecimento da exata quantidade de substância contida no caminhão, que seria levado ao Porto do Rio de Janeiro por um integrante da ORCRIM, qual seja, 500kg de cocaína, que estavam em 17 malas, que seriam apreendidas no porto estrangeiro de destino final.

Durante o monitoramento controlado pela PF, uma equipe da 25ª Delegacia de Polícia Civil abordou, na saída da Comunidade da Maré, o caminhão que transportava a droga e prendeu em flagrante o motorista do veículo.

No entanto, para supresa da Polícia Federal, os policiais civis apresentaram somente 7 malas contendo aproximadamente 220kg de cocaína, apropriando-se de 10 malas que totalizavam 280kg do entorpecente.

Operação Drake

A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) prenderam quatro policiais civis e um advogado por tráfico de drogas durante a Operação Drake, que foi deflagrada nesta quinta-feira, 19. Os agentes de segurança foram da  Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC).

Publicidade

As investigações apontaram que os envolvidos venderam 16 toneladas de maconha para a facção criminosa Comando Vermelho, considerada a maior do estado, e ainda escoltaram a carga ilegal para uma favela dominada por traficantes.

Foram expedidos 5 mandados de prisão pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Resende, e agentes foram para endereços na capital fluminense e em Saquarema, sendo que um deles é a Cidade da Polícia, onde fica a DRFC.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se