Pelo menos 21 pessoas foram presas neste domingo, 7, suspeitas de aplicar golpe do bilhete premiado. A Polícia Civil cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão em quatro estados.
Foram cumpridos 13 mandados no Rio Grande do Sul, três no Paraná, uma no Espírito Santo e uma em Santa Catarina, além de cinco suspeitos que já estavam presos e passam a responder pelo crime.
Os suspeitos devem ser enquadrados nos crimes de estelionato e associação criminosa. Segundo a RBS TV, afiliada da Globo no Rio Grande do Sul, foram identificadas 21 vítimas, que tiveram um prejuízo somado de cerca de R$ 800 mil.
Entenda o golpe
O golpe do bilhete premiado ocorre quando estelionatários enganam vítimas propondo a troca entre um valor em dinheiro por um falso bilhete de loteria contemplado.
Geralmente a vítima é abordada em via pública e o estelionatário se passa por uma pessoa humilde que tem um bilhete premiado em mãos.
Os criminosos convencem as vítimas a dar dinheiro ou objetos de valor em troca do bilhete, muitas vezes com a ajuda de outros golpistas, que confirmam a premiação.