Policial Militar agride motociclista durante abordagem em Lajeado

As agressões, que incluíram golpes na cabeça e nas costelas, ocorreram após uma abordagem policial na região

27 dez 2024 - 13h20
(atualizado às 13h56)

Na madrugada da última terça-feira, véspera de Natal, um episódio de violência envolvendo um policial militar foi registrado em Lajeado, no Vale do Taquari. Em vídeo gravado por uma testemunha, é possível ver um agente da Brigada Militar desferindo chutes e socos contra um motociclista ajoelhado, sem capacete. As agressões, que incluíram golpes na cabeça e nas costelas, ocorreram após uma abordagem policial na região.

Foto: Freepik / Porto Alegre 24 horas

De acordo com informações da Brigada Militar, a ação foi motivada por denúncias de que um grupo de motociclistas estaria circulando em alta velocidade e provocando barulho excessivo na cidade. No entanto, conforme apuração, não há nenhum registro de ocorrência que envolva o motociclista presente nas imagens.

Publicidade

A vítima foi encaminhada para atendimento em um hospital local, onde teve lesões constatadas na cabeça e nas costelas. Após receber alta algumas horas depois, o motociclista não apresentou complicações graves, segundo o relatório médico.

O vídeo, que circula nas redes sociais, também mostra outro momento da abordagem, quando um dos policiais arremessa o capacete da vítima no chão e, em seguida, o chuta para longe. Uma testemunha que gravava a cena chegou a intervir verbalmente, pedindo para que os agentes cessassem as agressões, sem sucesso.

Procurada pela reportagem, a Brigada Militar declarou, em nota oficial, que tomou conhecimento das imagens e que investiga o caso como um "possível excesso durante uma abordagem policial". A corporação informou ainda que os procedimentos internos necessários para apurar as circunstâncias do ocorrido já estão em andamento. Apesar da gravidade das imagens, nenhum dos policiais envolvidos foi afastado de suas funções até o momento. Um oficial foi designado para conduzir a investigação e determinar eventuais responsabilizações.

Nota da Brigada Militar

"A Brigada Militar esclarece, por meio do CRPO/Vale do Taquari, que já tomou conhecimento do conteúdo do vídeo que está circulando nas redes sociais, em que aparece um possível excesso durante uma abordagem policial.

Publicidade

Garantimos à sociedade que os fatos serão apurados com o máximo de rigor e imparcialidade, respeitando os princípios legais e éticos que norteiam nossa instituição.

Todas as medidas legais cabíveis já estão sendo tomadas, e os procedimentos internos necessários já estão em andamento para averiguar as circunstâncias do ocorrido.

Reforçamos nosso compromisso com a transparência, a legalidade e a segurança da comunidade".

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se