<p>Verão na capital gaúcha já bateu recordes. Foto mostra termômetro marcando 42°C no centro de Porto Alegre</p>
Verão na capital gaúcha já bateu recordes. Foto mostra termômetro marcando 42°C no centro de Porto Alegre
Foto: Luis Felipe dos Santos / Terra

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) revelou nesta sexta-feira que janeiro de 2014 foi o mês mais quente em Porto Alegre em quase 100 anos. A média das temperaturas máximas registradas na capital gaúcha nos primeiros 30 dias do ano - 33,1°C - é a maior desde 1916, quando começaram as medições oficiais na cidade. Este índice também está 2,9°C acima da média normal de temperatura máxima para janeiro, que é de 30°C.

Confira a previsão do tempo na sua cidade

Saiba como se calcula a sensação térmica

Publicidade

No dia 24 de janeiro, a população de Porto Alegre enfrentou uma das madrugadas mais quentes e desconfortáveis de sua história. Segundo o Inmet, a temperatura mínima foi de 28,2°C na estação meteorológica localizada no bairro Jardim Botânico.

A temperatura mínima do dia, no entanto, apesar de extremamente elevada, não foi o recorde de calor na madrugada na capital gaúcha. O Inmet informou que em 10 de janeiro de 2006, a temperatura mínima foi de 29,8°C e em 23 de janeiro de 2012, foi de 29,3°C.

De acordo com a Climatempo, a cidade de São Paulo também está há poucas horas de registrar o novo recorde de mês mais quente e janeiro mais quente desde 1943, ano em que o Inmet iniciou as medições no Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista.

Rio foi a capital mais quente em janeiro

Publicidade

Mesmo com os calores históricos de Porto Alegre e São Paulo, o Rio de Janeiro foi a capital do Sudeste mais quente em janeiro. A média de temperatura máxima na cidade ficou em 33,8°C, também acima do esperado para o mês, que é de 33,3°C.

Curitiba foi a capital com a menor média de temperatura máxima. Na capital paranaense, os momentos mais quentes dos primeiros 30 dias do ano tiveram, em média, um calor de 29°C.

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se