O Corpo de Bombeiros reduziu a estimativa de pessoas desaparecidas no deslizamento na BR-376, em Guaratuba, no Paraná, para menos de 30. Equipes seguem atuando por mais de 50 horas ininterruptas na operação de busca e resgate, onde seis pessoas foram resgatadas com vida e duas mortes foram confirmadas.
As informações foram atualizadas no boletim emitido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (SESP/PR), nesta quinta-feira, 1º, às 10h30. O desastre aconteceu na noite de segunda-feira, 28, em meio a fortes chuvas na região. Com as condições atmosféricas mais estáveis, espera-se um avanço nas operações.
Nesta quinta-feira, o Corpo de Bombeiros também começou a atuar na região mais sensível da ocorrência, que é a parte em que a massa de terra deslocou alguns veículos, caindo sobre eles. A Polícia Científica segue auxiliando nos levantamento dos possíveis desaparecidos.
No processo de busca e resgate estão sendo utilizados guincho e caminhões, assim como um serviço de drenagem dos pontos alagados, para que não haja novos desmoronamentos. Nesta madrugada, houve limpeza da pista no sentido norte, onde foram retirados aproximadamente 7 mil metros cúbicos de massa terrosa.
A rodovia está interditada nos dois sentidos e não há previsão para liberação do tráfego. A BR-277, que também foi atingida por um deslizamento, foi liberada parcialmente nesta quarta-feira, 30. A pista passou por limpeza e melhorias, ficando liberada em pista simples do km 39,5 ao km 42, tanto no sentido Curitiba – Paranaguá, quanto no sentido Paranaguá – Curitiba.
Na quarta-feira, quatro veículos foram retirados do local. Inicialmente, falava-se em 21 veículos afetados pelo deslizamento, mas o número caiu para 16, sendo 10 carros e 6 carretas. Agora, por conta do elevado volume de terra, não há atualizações sobre uma quantidade específica de veículos soterrados.
Apoio
Bombeiros do Paraná atuam nas buscas junto de cães farejadores, equipes de engenheiros da Arteris Litoral Sul e equipes da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina também auxilia na ocorrência.
Familiares e amigos de pessoas que possam ter desaparecido nesse local podem entrar em contato com a Central de Atendimento disponibilizada pela Polícia Científica, por meio do telefone (41) 3361-7242. O serviço é 24 horas. Além disso, outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelos telefones da Centro de Operações Cidade da Polícia 0800-282-8082.