Prefeitura de Guarujá diz que esgoto clandestino despejado no mar causou 'surto de virose'

Sabesp está investigando o caso juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde; saiba detalhes

5 jan 2025 - 09h18
(atualizado às 15h25)
Praia da Enseada
Praia da Enseada
Foto: Prefeitura do Guarujá | Divulgação

Os crescentes casos de virose no Guarujá, no litoral de São Paulo, possivelmente estão sendo causados pelo escoamento de esgoto clandestino. A informação foi divulgada pela Prefeitura à TV Tribuna, afiliada da Globo na Baixada. O número de turistas e moradores doentes vem aumentando desde dezembro de 2024.

A gastroenterocolite aguda, mais conhecida como virose, é contraída pelo contato com água contaminada com bactérias fecais. A doença provoca sintomas como diarreia, vômito, náuseas, cólicas e febre. Sua duração varia de um dia a uma semana, podendo levar à desidratação leve, moderada e grave.

Publicidade

A Prefeitura de Guarujá coletou amostras de água na Praia da Enseada e aguarda os resultados da análise da Sabesp, que também investiga o caso. Em nota, a companhia informou que está trabalhando em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para esclarecer a situação. A Sabesp também levantou a hipótese de que as fortes chuvas podem ter contribuído para o surto viral no litoral.

“Cabe destacar que as fortes chuvas podem sobrecarregar o sistema devido à entrada irregular de água pluvial, já que o sistema não foi projetado para essa finalidade específica

Segundo relatos de moradores, as filas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e farmácias cresceram nas últimas semanas. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram registrados 1.457 atendimentos em novembro de 2024, enquanto em dezembro de 2024 o número foi de 2.064.

Nas redes sociais, a Prefeitura do Guarujá não anunciou oficialmente o 'surto viral'. Em uma publicação, eles convidam turistas a visitar suas praias, afirmando que '10 das 12 praias da cidade' são próprias para banho. Em outra postagem, eles atribuem o aumento de casos de virose ao calor, afirmando que 'o calor ajuda a proliferar a doença' e oferecem orientações, como hidratação e descanso, para que a população.

Publicidade

O Terra entrou em contato com a Prefeitura de Guarujá e com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para tentar uma atualização do caso e, até o momento, não houve retorno. O espaço segue aberto para futuros posicionamentos.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações