A prefeitura de São Paulo abriu processo de licitação para contratar uma auditoria externa para avaliar os custos das empresas e cooperativas de ônibus que prestam serviços ao município. Atualmente, a São Paulo Transportes (SPTrans) gerencia os contratos. Os auditores contratados devem tentar rever as contas de forma independente. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
Os primeiros resultados da consultoria devem sair em 2014 e serão usados, de acordo com a prefeitura, para aperfeiçoar o modelo do cálculo da tarifa e atualizar os custos do setor na próxima licitação. Em julho, o prefeito Fernando Haddad (PT) prometeu baixar a taxa de lucro do sistema. Segundo a SPTrans, as empresas de ônibus terão, em 2013, um ganho líquido de R$ 406,8 milhões.
Segundo a publicação, a auditoria traz uma inovação que vem sendo aplicada com mais rigor no País: o exame dos valores que as concessionárias declaram gastar para manter um serviço público, como estradas e ônibus, comprovando se o preço da tarifa é realmente justo.