No final da manhã desta sexta-feira (6), um princípio de rebelião foi registrado no Presídio Regional de Caxias do Sul. De acordo com informações da Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários), os detentos provocaram tumulto durante uma revista nas celas, que tinha como objetivo confiscar aparelhos celulares e outras substâncias ilícitas no local.
Durante o incidente, colchões foram incendiados, e alguns presos conseguiram derrubar uma grade que separa a ala B do pátio, onde normalmente têm acesso ao banho de sol. Agentes da Polícia Penal e Susepe impediram uma tentativa de fuga.
Oito detentos ficaram feridos, sendo que um deles precisou de atendimento do Samu. Os demais foram encaminhados ao Departamento Médico Legal (DML) para exames de corpo de delito.
A notícia repercutiu, causando apreensão entre os familiares dos detentos, que ficaram sem informações sobre o estado de saúde dos feridos. Apesar do tumulto, o trânsito na BR-116, próximo ao presídio, não foi prejudicado, mas fluiu lentamente devido à curiosidade dos motoristas.