Após sete meses de investigação, a Polícia Civil realizou a Operação Täuschen, combatendo o conhecido "golpe dos nudes". A ação, coordenada pela Delegacia de Dois Irmãos, contou com o apoio de unidades de Ivoti e Capela de Santana, além da Polícia Penal. Durante a operação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária.
O esquema envolvia vítimas que eram abordadas por supostos perfis femininos nas redes sociais. Após troca de mensagens e envio de imagens íntimas, as vítimas recebiam contatos de falsos delegados e advogados, exigindo pagamentos sob a ameaça de processos e problemas legais. O caso investigado em Dois Irmãos incluiu até a participação de detentos, com celulares apreendidos em uma cela da penitenciária de Montenegro.
Segundo o delegado Felipe Borba, o crime se caracteriza como extorsão, com penas que podem chegar a dez anos de prisão. Ele destacou que muitos casos não são denunciados devido ao constrangimento das vítimas. A operação ocorreu em cidades como Campo Bom, São Leopoldo e Presidente Lucena, onde foram localizados suspeitos e evidências.
A Polícia Civil alerta sobre os riscos de interações online e recomenda que qualquer suspeita de golpe seja denunciada.
Com a informação Polícia Civil.