A Prefeitura de Pelotas, no Rio Grande do Sul, informou os nomes das nove vítimas fatais do acidente que ocorreu na BR-376, em Guaratuba (PR), na noite deste domingo, 20. Os ocupantes da van voltavam de uma competição e faziam parte do projeto Remar para o Futuro.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Entre as vítimas, estão seis adolescentes que integravam a equipe de remo e o coordenador do projeto, além do motorista do veículo. Apenas um dos atletas, João Milgarejo, de 17 anos, sobreviveu.
As vítimas são:
Samuel Benites Lopes, 15 anos
Henri Fontoura Guimarães, 15 anos
João Pedro Kerchiner, 17 anos
Helen Belony, 20 anos
Nicole da Cruz, 15 anos
Angel Souto Vidal, 16 anos
Vitor Fernandes Camargo, 17 anos
Oguener Tissot (coordenador), 43 anos
Ricardo Leal da Cunha (motorista), 52 anos
O acidente
A van saiu de São Paulo, onde a equipe tinha disputado uma competição na raia olímpica da Universidade de São Paulo (USP) e conquistado sete medalhas. O veículo ia em direção a Pelotas, quando uma carreta que carregava um contêiner se chocou com o veículo, na divisa entre Paraná e Santa Catarina.
Segundo a Reuters, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o motorista da carreta, a princípio, havia perdido o controle dos freios. Ele acabou colidindo na traseira da van one estavam os atletas. “[A van] foi projetada à frente colidindo na traseira do automóvel conduzido por um homem, que estava sozinho e não se feriu. Em seguida, a van rodou, e a carreta a arrastou para fora da pista, tombando sobre ela", declarou a PRF.
Paula Mascarenhas, prefeita de Pelotas, decretou luto oficial de uma semana e ofereceu apoio às famílias das vítimas.
Após o acidente, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que é ex-prefeito de Pelotas, disse ter recebido "com imensa tristeza" a notícia.
"Esses jovens eram exemplos de dedicação, superação e orgulho para todos nós. Estavam no auge de suas carreiras, conquistando medalhas e levando o nome do nosso Rio Grande ao topo em uma competição de grande relevância nacional, o Campeonato Brasileiro Unificado, disputado em São Paulo", disse o governador.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também lamentou o acidente. "Com tristeza e pesar, soube da morte de nove pessoas, sendo sete adolescentes, de uma equipe de remo de Pelotas, em um trágico acidente na BR-376, em Guaratuba, Paraná. Não há palavras que possam descrever a dor de perder um filho ou neto. A dor é irreparável. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos das vítimas", escreveu nas redes sociais.