Um caso de injúria racial foi registrado na última quarta-feira (11) em uma filial do supermercado Rissul, em Taquara/RS. O incidente ocorreu quando um idoso de 68 anos discutiu com a atendente do caixa por conta de um erro no troco, levando-o a proferir ofensas de caráter racial. Além disso, o homem agrediu o gerente e o segurança da loja.
A Brigada Militar (BM) deteve o suspeito no local. Como o crime de injúria racial é equiparado ao racismo, a legislação impede a concessão de fiança. A pena para essa infração pode variar de dois a cinco anos de prisão, incluindo multa.
Em comunicado, a UnidaSul, administradora da rede Rissul, lamentou profundamente o ocorrido e reiterou sua postura contrária a qualquer forma de preconceito ou violência. A empresa está fornecendo apoio jurídico e psicológico às vítimas e ajudando as autoridades nas investigações.
A nota da UnidaSul reforça o compromisso da empresa com o respeito e a inclusão, assegurando um ambiente seguro e acolhedor para colaboradores e clientes.
Confira a nota na íntegra do UnidaSul a baixo:
"A UnidaSul lamenta profundamente o ocorrido na loja do Rissul em Taquara, onde uma de nossas colaboradoras foi vítima de injúria racial por parte de um cliente. Reiteramos que repudiamos veementemente qualquer forma de discriminação, preconceito ou violência, pois esses comportamentos são absolutamente incompatíveis com os valores que defendemos.
Desde o fato, nossas equipes Jurídica e de Recursos Humanos, estão prestando todo o suporte legal, emocional e psicológico necessário à colaboradora, assim como para o gerente e o segurança agredidos. Além da condução à delegacia, estamos auxiliando as autoridades na coleta de provas, identificação de testemunhas e todas as ações necessárias para que casos como esse sejam punidos conforme previsto na Lei e não ocorram novamente.
A UnidaSul reafirma o compromisso com um ambiente de respeito e inclusão para os colaboradores, clientes e parceiros".