Na manhã desta segunda-feira (16), a Receita Federal apreendeu aproximadamente R$ 1 milhão em itens de alto padrão durante uma operação em uma loja localizada na Rua 24 de Outubro, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. O estabelecimento é investigado por comercializar produtos de marcas de luxo falsificados, como Chanel, Louis Vuitton e Prada.
A operação foi desencadeada após representantes das grifes denunciarem que alguns produtos vendidos no local não eram autênticos. Os itens, incluindo bolsas e acessórios, chegavam a ser comercializados por até R$ 20 mil, tanto na loja física quanto pelo site. Com 112 mil seguidores no Instagram, a loja se apresentava como especialista em "importados de luxo".
O nome do estabelecimento não foi oficialmente divulgado, mas a apuração da Zero Hora aponta que se trata da Saga Luxury, cujo proprietário é um indiano. O comerciante foi intimado a apresentar documentação que comprove a importação regular dos produtos, e as marcas envolvidas foram solicitadas para verificar a autenticidade das mercadorias.
Caso as irregularidades sejam confirmadas, o dono da loja poderá ser indiciado por contrabando, crime que prevê pena de até cinco anos de prisão. Todos os itens apreendidos foram encaminhados ao depósito da Receita Federal, que destacou os impactos negativos dessa prática, como prejuízos fiscais e efeitos sobre a geração de empregos.