As 31 balsas que levarão fogos de artifício para shows pirotécnicos do réveillon, nas praias de Copacabana e do Flamengo, na zona sul do Rio de Janeiro, de Icaraí, em Niterói, e para Cabo Frio e Rio das Ostras, na Região dos Lagos, foram vistoriadas nesta segunda-feira pela Capitania dos Portos. Também foi feita a checagem final dos explosivos pelo Corpo de Bombeiros e pela Divisão de Fiscalização de Armas e Explosivos.

De acordo com o comandante da Capitania dos Portos, capitão-de-mar-e-guerra Paulo César Colmenero, as balsas não serão problema para a festa. “Nós já inspecionamos todas as balsas, a maioria delas já foi aprovada. Duas que ainda não estão aprovadas apresentam pequenas deficiências de fácil solução; são falta de material de salvatagem, luzes de navegação que são facilmente incorporadas à balsa, quase de imediato. Não haverá problema”, disse.

Publicidade

Como no ano passado, a autoridade marítima organizou os barcos de esporte, recreio e passageiro para evitar acidentes. De acordo com o comandante Colmenero, o espaço marítimo da orla de Copacabana foi dividido em cinco áreas.

“São esperadas cerca de 250 embarcações de esporte, recreio e de passageiros, além dos dez transatlânticos, e das próprias 11 balsas. Nós dividimos em cinco áreas: as balsas estão posicionadas há 500 metros da praia; à esquerda, mais próxima ao Forte de Copacabana, ficarão as embarcações mais lentas e menores; à direita, próxima à Praia do Leme ficarão as embarcações mais rápidas e maiores; e por trás dessas áreas ficarão os transatlânticos e os navios de passageiro”.

O show pirotécnico, na virada do ano 2014 para 2015, terá 16 minutos de duração e vai contar com 34 mil bombas, que somam 24 toneladas de fogos.

Agência Brasil
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se