A virada do ano na praia mais famosa do Brasil contará com um grande efetivo de segurança. A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) anunciou em entrevista coletiva, na tarde desta segunda-feira, que um efetivo total de 1.729 PMs cuidará da segurança das cerca de dois milhões de pessoas esperadas nas areias de Copacabana para o revéillon 2015.
O número de policiais é 33% maior em relação à festa do ano passado. Somente de turistas, brasileiros e estrangeiros, são esperados em torno de 800 mil pessoas que vão curtir o som dos três palcos montados em Copacabana, além, claro, dos 16 minutos de fogos de artifício – que neste ano comemorarão os 450 anos do Rio de Janeiro no próximo dia 1o de março.
Três helicópteros da corporação estarão circulando ao longo dos cerca de quatro quilômetros de praia, além das ruas por dentro do bairro, transmitindo em tempo real as imagens captadas para o Centro de Comando Integrado e Controle Móvel – que ficará baseado na esquina das avenidas Atlântica e Princesa Isabel.
Por toda a orla de Copacabana, serão posicionados ainda trinta guindastes, as chamadas torres de observação, para cuidar de toda a movimentação e eventuais ocorrências, prontamente reportadas ao centro de controle. Em toda a Operação Réveillon, que inclui todo o Estado do Rio, serão 15.441 homens no trabalho de segurança. As Unidades de Polícia Pacificadora terão um acréscimo de 1.325 PMs.