Rio: manifestantes e PM entram em confronto em frente à sede do governo

11 jul 2013 - 23h09
(atualizado em 12/7/2013 às 20h16)
<p>Manifestantes e a polícia entraram em confronto nas proximidades do Palácio Guanabara, sede do governo do Estado, durante protesto contra o governador Sérgio Cabral</p>
Manifestantes e a polícia entraram em confronto nas proximidades do Palácio Guanabara, sede do governo do Estado, durante protesto contra o governador Sérgio Cabral
Foto: Daniel Ramalho / Terra

Manifestantes que pediam a renúncia do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), e policiais militares entraram em confronto na noite desta quinta-feira em frente ao Palácio Guanabara, sede do governo. Este foi o segundo protesto reprimido hoje pela polícia no Rio de Janeiro, durante o Dia Nacional de Lutas convocado pelos principais sindicatos do País.

Os policiais lançaram bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha para dispersar os manifestantes, que fugiram pelas ruas do bairro Flamengo, onde fica o palácio. Cerca de 1,5 mil pessoas estavam no local. A rua Pinheiro Machado foi fechada nos dois sentidos.

A confusão começou quando manifestantes lançaram morteiros em direção ao palácio. Após a PM atirar as primeiras bombas, os ativistas montaram barricadas pelas ruas com lixeiras da Comlurb. Placas de trânsito eram derrubadas e deixadas no meio da rua. Depois, um grupo ainda retornou para a frente do Guanabara, mas foi empurrado pela Tropa de Choque.

Publicidade

Por volta das 21h30, a multidão foi totalmente dispersada. Moradores do local, que é uma área residencial, acompanhavam das janelas, aparentemente assustados, a ação da polícia.

Mais cedo, no centro da cidade, a polícia também já havia usado gás lacrimogêneo e balas de borracha para enfrentar um pequeno grupo de manifestantes na Cinelândia.

Colaborou com esta notícia o internauta Ulysses Costa, do Rio de Janeiro (RJ), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Publicidade
Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações