Uma cratera se abriu na calçada da Rua Barão da Torre, em Ipanema, perto das obras da Linha 4 do Metrô, na madrugada deste domingo. O buraco se formou em frente ao número 137.
Segundo o Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras da Linha 4 do Metrô entre Ipanema e Gávea, ninguém ficou ferido com o afundamento do solo, de causa ainda desconhecida. Com a cratera, o portão de um prédio cedeu.
O consórcio afirma que executou o reparo da calçada, com injeção de concreto no solo. De acordo com o consórcio, não foi necessário que os moradores saíssem de suas casas, pois não há risco estrutural.
"Em uma obra deste porte, o monitoramento é feito 24 horas por dia. A realização de vistorias nos imóveis do entorno das escavações dos túneis e estações é rotina. A vistoria cautelar é feita nas estruturas dos edifícios para verificar suas condições antes da escavação dos túneis e das estações. Os prédios recebem pinos de recalque e clinômetros – que possibilitam o acompanhamento de como as edificações se comportam antes e durante as obras. Todas as medições apresentam resultados dentro dos limites esperados - inclusive as medições realizadas neste domingo nos edifícios da Rua Barão da Torre", detalhou a nota emitida pelo Consórcio.
O Corpo de Bombeirosconfirmou, em nota, que não foi constatado risco para estrutura dos prédios. A Defesa Civil municipal, órgão responsável pela avaliação e relatório técnico final, foi acionada.