Os guardas municipais envolvidos em uma série de agressões envolvendo os torcedores do Botafogo, no Rio de Janeiro, foram afastados “preventivamente” das funções. O conflito aconteceu na quarta-feira, 23, na saída do Estádio Nilton Santos (Engenhão), após o time alvinegro golear o Penãrol pela partida de ida da semifinal da Copa Libertadores.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Câmeras de segurança registraram o momento em que, em meio a correria, um homem desmaia após ser atingido por um cassetete no rosto. Depois do ocorrido, várias pessoas fazem um círculo ao redor da vítima, que permanece caída. Outros torcedores passam pelos guardas com as mãos erguidas.
Conversei com Armando Martins Jonard, de 70 anos, pai de George Jonard, agredido covardemente pela Guarda Municipal do Rio, após o jogo entre #Botafogo e #Peñarol , no Nilton Santos.
Seu Armando afirmou que George ainda teve o celular furtado na confusão pic.twitter.com/MuO1ZTu6jh
— Renan Moura (@renanmoura1989) October 25, 2024
Pouco depois, em um outro ângulo, aparece outro torcedor com um chapéu preto. Ele fala alguma coisa para o guarda, que reage com violência e começa a agredi-lo com o cassetete. O torcedor não reage e permanece na calçada. O guarda fala mais algumas coisas e depois empurra uma torcedora, que cai na rua, próximo ao meio fio.
"Meu sentimento é de indignação. Estou revoltado. Tem profissionais e profissionais. Esse não estava preparado e querem municiar com armamento os guardas municipais. Por causa de um fica a imagem toda da Guarda queimada. Tinham que preparar o rapaz e todos que tenham problemas" pic.twitter.com/QIyrIfwoRo
— Renan Moura (@renanmoura1989) October 25, 2024
As imagens circularam na internet e causaram revolta entre os internautas e torcedores do time. Em um vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito do município, Eduardo Paes (PSD), lamentou o ocorrido e disse que aguardava uma apuração das imagens pela Guarda Municipal para que pudesse se pronunciar.
“Os agentes envolvidos nesse conflito com a torcida do Botafogo, especialmente aqueles que cometeram aquelas agressões totalmente desproporcionais, já foram afastados das suas funções, vão ser apurados e se comprovando aquilo, que parece muito óbvio nos vídeos, serão desligados das suas funções. Tenham certeza que essas coisas não passam impunes aqui na prefeitura do Rio de Janeiro, mas temos que respeitar o devido processo legal. Quero me desculpar com os torcedores do Botafogo, que em um momento de celebração acabaram passando por essas situações de constrangimento”, disse.
Conflito de Guardas Municipais e torcedores do Botafogo! pic.twitter.com/jZeEgkoGv1
— Eduardo Paes (@eduardopaes) October 25, 2024
O Terra entrou em contato com a Guarda Municipal do Rio de Janeiro para obter mais informações sobre o caso, mas ainda não obteve retorno.
De acordo com informações apuradas pela TV Globo no estado, o homem que desmaiou após o golpe ficou com a face sangrando e precisou ser hospitalizado, mas o estado de saúde dele é estável. Não há informações sobre as outras vítimas.