Uma criança morreu após ser atingida por bala perdida na noite desta quarta-feira, 25, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, enquanto brincava na rua. A vítima, identificada como Rafaelly da Rocha Vieira, tinha feito 10 anos na última sexta, 20, e celebraria o aniversário em um sítio neste sábado, 28.
O crime ocorreu na Rua Doutor Monteiro de Barros, esquina com a Rua Getúlio de Moura, em São João de Meriti, por volta das 19h30. A Polícia Militar informou ao Terra que policiais militares do 21ºBPM (São João de Meriti) estavam em patrulhamento na noite de quarta pelo Centro do município de São João de Meriti quando foram abordados pelo condutor de um carro.
Aos policiais, o homem relatou que estava socorrendo uma pessoa ferida por disparo de arma de fogo. A equipe policial prestou auxílio.
Após a chegada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jardim Íris, foi constatado que a vítima era menor de idade e que não havia resistido. "Não havia operação ou ocorrência do 21ºBPM (São João de Meriti) no local na noite de quarta-feira (25/1)", destacou a Polícia Militar.
Em nota, a Secretaria de Saúde de São João de Meriti disse que a vítima deu entrada na UPA às 19h40 de quarta, com lesão por arma de fogo. Ela teve parada cardiorrespiratória e todas as tentativas de salvamento foram realizadas, mas infelizmente, sem sucesso. A criança chegou viva à unidade, porém não resistiu aos ferimentos.
A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) informou ao Terra que investiga a morte de Rafaelly. Testemunhas foram ouvidas e informaram que um carro não identificado passou pela rua atirando. Os agentes buscam imagens de câmeras de segurança instaladas na região e realizam outras diligências para identificar a autoria do disparo que atingiu a vítima.
Família e vizinhos relatam tristeza
O tio da criança, Carlos Henrique da Rocha afirmou em entrevista ao Bom Dia RJ, telejornal da TV Globo, que o sentimento é de muita tristeza.
"Rafaelly era uma criança animada, alegre. Todo mundo via que ela respeitava os mais velhos, era prestativa. Brincalhona, tanto que ela estava brincando na rua no momento do ocorrido. Era uma criança normal, tinha tudo para viver ainda. Tava feliz porque ia ter o aniversário dela agora no sábado. É triste uma situação dessas no mundo em que a gente vive, ver que as nossas crianças não estão protegidas da maneira correta", disse ele aos prantos.
Moradores relataram ao telejornal que homens encapuzados invadiram a rua em um momento que a via estava super movimentada, com moradores conversando e crianças brincando, e começaram a disparar. Segundo eles, muita gente correu com os tiros, mas a menina acabou sendo atingida na altura do tórax.
“Ao ouvir os disparos, vem descendo a mãe dela fortemente gritando: ‘Minha filha, minha filha’. Vimos que foi a pequena Rafaelly, que tinha sido atingida e estava caída no chão. A gente não sabe quem foram os autores dos disparos nem para quem tinha sido. Sei que eles entraram em uma rua que tem muita criança, não estamos acostumados com isso. Atirando a esmo”, afirmou Luiz Claudio da Silva ao Bom Dia RJ.