RJ: polícia busca mandante do fechamento de vias expressas após operação na Maré

Criminosos reagiram à ação policial no Complexo da Maré e fecharam trechos da Avenida Brasil e linhas Vermelha e Amarela

11 jun 2024 - 16h43
(atualizado às 23h53)
Polícia trabalha para identificar mandante do fechamento de vias expressas do Rio de Janeiro
Polícia trabalha para identificar mandante do fechamento de vias expressas do Rio de Janeiro
Foto: REGINALDO PIMENTA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO

As forças de segurança do Rio de Janeiro trabalham para identificar de quem partiu a ordem para interditar trechos de vias expressas da Avenida Brasil e das linhas Vermelha e Amarela, nesta terça-feira, 11, em retaliação a uma operação policial no Complexo da Maré, na zona norte do Rio. 

Mensagens de áudio que circularam nas redes sociais mostram a ação dos criminosos, que ordenam o fechamento das vias e roubos a veículos da região. A determinação foi uma represália à operação que deixou pelo menos três mortos, entre eles um agente do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).  

Publicidade

Ao Terra, a Polícia Militar informou que o policial que faleceu foi identificado como Jorge Galdino da Cruz. Os outros dois mortos eram seguranças do tráfico, que dispararam após a chegada dos policiais à comunidade. Um outro policial, que também foi baleado, foi socorrido e está hospitalizado, segundo a PM. 

Como reação, criminosos fecharam parte das vias para tentar desmobilizar a operação. Já durante a tarde desta terça, a PM informou, por meio das redes sociais, que as estradas já foram desobstruídas. Militares mantêm o patrulhamento em pontos estratégicos da Avenida Brasil. 

A operação no Complexo da Maré, coordenada pelo Bope, a Subsecretaria de Inteligência (SSI) e o 22º Batalhão de Polícia Militar, tinha o objetivo de combater uma quadrilha especializada em roubo de veículos e prender criminosos escondidos na comunidade. 

Até a tarde desta terça, duas pessoas tinham sido presas e, segundo a PM, ambos possuem envolvimento com o tráfico. Com eles, a equipe apreendeu uma arma de fogo e um rádio transmissor.

Publicidade

Também foram localizados quatro veículos roubados dentro da Maré. Um esconderijo usado para o preparo de drogas para venda foi desativado pelos policiais. 

Além da ação no Complexo da Maré, diferentes equipes da PM se mobilizaram em outras comunidades da zona norte do Rio de Janeiro. Segundo a corporação, houve o desmonte de barricadas, apreensão de armas de fogo, drogas e veículos usados pelos criminosos.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se