Grafiteiros vindos de várias partes do Rio Grande do Sul passaram o final de semana decorando o Viaduto da Conceição, na região central de Porto Alegre, como parte das ações promovidas pela prefeitura para preparar a cidade para a chegada da Copa do Mundo. Entretanto, eles preferem evitar comentários sobre a competição, que tem provocado manifestações pelo País.
Os muros dos viadutos foram grafitados por artistas com motivos relacionados ao Rio Grande do Sul, “o motivo é a querência”, diz Leopoldo Constanzo, 31 anos, que há 10 anos participa do movimento pelo grafite.
“É uma forma de mostrar nossa cultura (gaúcha) e cada um dá sua visão”, completa, dizendo ainda que diferente dos grafites vistos em outros centros urbanos, no caso de Porto Alegre, os artistas sempre buscam inserir a natureza e um colorido maior aos trabalhos.
Sobre a Copa, ele prefere ser mais político, “casa um tem sua opinião sobre a Copa, mas o que posso dizer é que ao menos é uma forma de exibir nosso trabalho e nossa cultura”, diz Constanzo.
Rafael Jung, 31 anos, veio de Novo Hamburgo para participar da ação promovida por conta da Copa. Integrante do movimento 5å Galáxia, ele diz que não é um novato no grafite, “vivo de grafite a há 14 anos”, diz. Segundo ele, a atividade tem trazido cada vez mais oportunidades, e já fez trabalhos pra a Petrobrás e para a cidade onde vive. “Se você trabalha corretamente, e corre atrás, as oportunidades aparecem”, conta.
Essa é a segunda ação semelhante promovida pela cidade, sendo que desta vez foi escolhida a alça superior do viaduto. A parte inferior já tinha sido decorada por artistas, em sua maioria estrangeiros e de outras partes do País.