Um voo da Copa Airlines que partiria de Porto Alegre (RS) com destino ao Panamá às 12h15 foi cancelado nesta segunda-feira no Aeroporto Internacional Salgado Filho. A justificativa dada aos passageiros pela empresa aérea foi o calor excessivo que atinge a capital gaúcha e deixa as temperaturas acima de 30ºC.
Veja direitos de passageiros em casos de cancelamento ou atraso de voo
Entenda quando o mau tempo fecha os aeroportos
"Embarcamos normalmente e começaram a passar os vídeos de segurança. Percebemos que estávamos demorando muito para decolar, quando então nos informaram que a aeronave estava com problemas de liberação. Ficamos esperando dentro do avião. Depois de 2h15, anunciaram que devido ao calor excessivo e ao peso da aeronave a decolagem havia sido cancelada", contou o médico Leonardo da Silva Marques, 32 anos, que estava no voo com a mulher, a também médica Tahiana Marques, 31 anos.
A aeronave estava com cerca de 140 passageiros a bordo. Todos foram orientados a desembarcar a pegar as malas "ordeiramente". "Alguns passageiros reclamaram, outros gritaram. Fiquei chateado, claro, mas quando mandaram pegar a mala é porque não tinha o que fazer", lamentou Leonardo.
A empresa remarcou o voo para a 0h35 desta terça-feira e ofereceu hospedagem em hotéis da capital para os passageiros. Como moram em Porto Alegre, Leonardo e Tahiana preferiram voltar para casa. Agora, esperam resolver a questão da conexão que pegariam as 20h30 de hoje no Panamá para Cancun. "Eles falaram que vão reembolsar a diária do hotel, mas já perdemos o transfer do aeroporto para o hotel de Cancun e não sabemos como irá ficar o horário agora da conexão. Tem outros passageiros que estão com o mesmo problema porque iriam para Punta Cana e Miami", completou.
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) disse que foi informada sobre a transferência do voo da Copa Airlines, mas garantiu que o aeroporto opera normalmente, sendo que todos os outros voos foram mantidos sem imprevistos por causa do calor.
Em nota, a companhia aérea afirmou que o voo "teve de ser adiado devido a restrições operacionais causada por temperaturas elevadas no horário no Aeroporto Internacional Salgado Filho".
Leia a nota na íntegra:
A Copa Airlines informa que o voo CM 408 com destino a Cidade do Panamá partindo de Porto Alegre iria sair às 12h15, com chegada prevista para 16h24 (hora local), teve de ser adiado devido a restrições operacionais causada por temperaturas elevadas no horário no Aeroporto Internacional Salgado Filho.
A companhia aérea confirmou que cumpriu as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) servindo a todos os passageiros hospedagem, alimentação e traslados. Além disso, os seus voos de conexão não foram comprometidos. O novo horário de partida está previsto para às 00h30, de 4 de fevereiro.
A Copa Airlines reafirma o compromisso de conectar melhor Porto Alegre com as Américas, alcançando em 2013 um índice de 99,4% de cumprimento de operações e taxa de pontualidade de 91,5%, números que colocam a Copa na vanguarda na região.
A Copa confirma que a segurança e o bem-estar dos seus passageiros e tripulações são sempre uma prioridade.