A prefeitura e o governo do estado de São Paulo decretaram em conjunto o fim do uso obrigatório de máscaras nos transportes públicos coletivos, como ônibus, trens e linhas do metrô. A medida já poderá ser aplicada na sexta-feira, 9.
O Conselho Gestor da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo (SCPDS), teve papel fundamental na decisão, uma vez que a prefeitura e o estado seguiram as recomendações do grupo colegiado. A medida foi anunciada nesta quinta-feira, 8.
A nova determinação leva em conta o aumento de pessoas vacinadas e a diminuição de casos, internações e mortes por Covid-19 no estado de São Paulo. Com isso, o uso de márcaras será opcional, embora ainda seja recomendado, de acordo com o conselho, para pessoas do grupo de risco.
"Isso nos dá a segurança necessária para a flexibilização do uso de máscaras neste momento, mas seguiremos atentos, monitorando os dados epidemiológicos de forma constante", disse o infectologista David Uip, Secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo.