Ufa! Os termômetros finalmente pararam antes dos 30°C em São Paulo. Até às 14 horas, a maior temperatura na capital paulista considerando a medição dos aeroportos e do Instituto Nacional de Meteorologia ainda não havia superado os 26°C, o que faz da tarde de 26 de abril a mais fresca do mês. Até então, a menor temperatura máxima em abril registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia havia sido de 28,8°C, em 4 de abril.
A grande quantidade de nuvens (que diminuiu as horas com sol forte) e rajadas de vento causaram a queda da temperatura na cidade de São Paulo. Às 13 horas, o aeroporto de Congonhas registrou uma rajada com 53 km/h. Estes são os primeiros efeitos de uma grande e forte frente fria que está avançando sobre o estado de São Paulo, que vem trazendo uma intensa onda de frio. Em Jales, no noroeste do estado, a temperatura caiu 17°C em 24 horas, entre 13 horas do dia 25 e 13 horas do dia 26 de abril.
Ar polar chega forte nesta quarta
A chuva e o ar polar da grande frente fria vão fazer a temperatura cair muito mais em São Paulo nas próximas 48 horas, batendo os recordes de menores temperaturas em 2016.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura este ano em São Paulo foi de 15,7°C no dia 17 de janeiro. A tarde mais fria, com a menor temperatura máxima, foi a do dia 1 de março, quando a máxima foi de apenas 19,7°C.
Com a chuva, o céu nublado e os ventos moderados nesta quarta e na quinta-feira, a população da Grande São Paulo terá uma sensação de frio maior do que os termômetros vão marcar.