SC: Barco naufraga com oito pessoas a bordo e Marinha comanda buscas

Trabalhos estão concentrados no ponto da última localização da embarcação, a cerca de 45 minutos da cidade de Garopaba (SC)

17 jun 2023 - 09h04
(atualizado às 14h38)
Registro de arquivo mostra a costa de Garopaba, cidade mais próxima do naufrágio
Registro de arquivo mostra a costa de Garopaba, cidade mais próxima do naufrágio
Foto: BOA/CBM/Arquivo

Uma embarcação pesqueira com oito tripulantes naufragou no mar da costa da cidade de Garopaba (SC), na noite desta sexta-feira, 16. A Marinha do Brasil iniciou as buscas por volta de 21h30 e, até então, nenhum resgate foi feito.

O incidente com a embarcação de pesca aconteceu próximo à Ilha do Coral, que fica a 45 minutos de barco da costa de Garopaba. As primeiras informações davam conta que ao menos 12 tripulantes estavam a bordo da informação, dado que foi corrigido mais tarde pela capitania dos portos.

Publicidade

O barco, identificado como o "Safadi Seif", ainda não foi encontrado, bem como seus tripulantes. Em nota oficial, a Marinha informou que as buscas estão reforçadas com embarcações e helicópteros. Além disso, a Força Aérea Brasileira também foi acionada para auxiliar na procura.

Ainda, um inquérito administrativo deve ser instaurado para apurar as possíveis causas e responsáveis, com prazo de conclusão de 90 dias. 

Ciclone extratropical no Sul

A costa da região Sul do Brasil enfrenta ventos fortes e chuvas intensas por causa da passagem de um ciclone extratropical. A Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca para a faixa sul de Santa Catarina até Florianópolis, que vale até a tarde de sábado, 17.

Ao menos oito pessoas morreram e 19 estão desaparecidas devido à passagem do cilone pelo Rio Grande do Sul. Os números foram divulgados neste sábado pelo governador gaúcho, Eduardo Leite (RS), e incluem duas mortes em São Leopoldo, incluindo um jovem de 23 anos eletrocutado, uma em Maquiné, uma em Nova Hamburgo, uma em Gravataí, uma em Caraá, uma em Bom Princípio e uma em São Sebastião do Caí, um bebê de quatro meses.

Publicidade

"Foram mais de 2,4 mil salvamentos feitos pelo Corpo de Bombeiros. Desde sexta, estamos na tentativa de salvar vidas", disse Leite em coletiva ao lado dos ministros da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

"A orientação do presidente Lula é dar apoio aos estados e municípios para que eles tenham uma resposta rápida do governo federal", afirmou Pimenta. 

*Com informações da ANSA

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se