Após mais um parcelamento nos salários dos servidores estaduais do Rio Grande do Sul, a atitude da proprietária de uma cafeteria de Porto Alegre vem chamando a atenção: o estabelecimento está dando desconto para os profissionais que não receberam em dia. Localizada no bairro Bom Fim, a cafeteria 'Pé de Café' está cobrando apenas 75% do valor integral dos servidores do Estado que procuram o estabelecimento.
Conforme Ruth Ledesma, dona do local, a ideia é alertar a população para a crise: “quando eu li no jornal de mais um parcelamento eu pensei que dar o desconto poderia ser uma forma de chamar a atenção para a crise no Estado”, disse.
Todos os produtos do estabelecimento tem desconto de 25%. Para ter direito ao benefício, basta o servidor se identificar no balcão. Ainda segundo Ruth, “é injusto sacrificar apenas uma categoria em momentos de aperto financeiro”. A cafeteria fica na rua Felipe Camarão, nº 602.
Entenda o caso
O governo do Rio Grande do Sul parcelou os salários do funcionalismo estadual em virtude da crise financeira pela qual vem passando. Além do parcelamento dos vencimentos, o governo encaminhou em regime de urgência à Assembleia Legislativa projetos de lei que preveem a extinção de fundações estaduais e o aumento do ICMS. A parcela da dívida com a União também está sendo paga com atraso, o que já acarretou dois bloqueios às contas gaúchas.