A represa Atibainha, uma das seis que compõem o Sistema Cantareira chegou ao nível operacional zero nesta semana, informou a Globo News. Isso significa que não há mais água disponível para a captação nesse reservatório.
A água do volume morto do Sistema Cantareira começou a ser usado há cinco meses, e segundo a companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, ainda restam 40 bilhões de litros dessa reserva técnica.
A Justiça Federal suspendeu esta semana a liminar que impedia o uso da segunda cota do volume morto do Sistema Cantareira e determinava que a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (Daee) revissem a retirada feita pela Companhia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Sabesp).
Estão debaixo da bomba de captação 106 bilhões de litros de água, volume que deverá começar a ser retirado na segunda quinzena de novembro.
De quinta para sexta-feira, o nível do sistema caiu de 4,1% para 3,9%, de acordo com o monitoramento diário da Sabesp.
Está passando por problemas com a água em sua cidade? Mande relatos, fotos e vídeos para nós pelo vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra, clicando aqui, ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.