Sistema nacional de energia foi restabelecido, diz ministério; ainda há ajustes pendentes

Em nota, o Ministério de Minas e Energia aponta que restam ajustes pontuais em distribuidoras de algumas cidades

15 ago 2023 - 15h37
(atualizado às 15h59)
Apagão nacional afeta operações e causa caos no transporte público
Video Player

O Ministério de Minas e Energia confirmou, na tarde desta terça-feira, 15, que reestabeleceu o sistema nacional de energia, após um apagão que afetou 25 Estados e o Distrito Federal. Segundo a pasta, equipes ainda realizam ajustes pontuais em distribuidoras de algumas cidades.

"O Ministério de Minas e Energia (MME), em atualização à situação de atendimento elétrico brasileiro, informa que o sistema nacional de energia foi reestabelecido, às 14h30, restando ajustes pontuais a serem realizados pelas distribuidoras em algumas cidades", afirmou o ministério em nota. 

Publicidade

O Distrito Federal e cidades de 25 Estados ficaram sem energia elétrica na manhã desta terça-feira. De acordo com o MME, uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em Estados do Norte e Nordeste, o que também causou reflexos nas demais regiões do Brasil. 

O governo, no entanto, não divulgou o que causou a ocorrência. "A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas."

Foto: Poder360

Nas redes sociais, o apagão nacional chegou a ficar entre os assuntos mais comentados. Relatos nas redes sociais afirmam que a falta de energia teria começado por volta das 8h20 desta manhã.

Segundo internautas, o apagão nacional atingiu o Distrito Federal e os seguintes Estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins. Até o momento, Roraima foi o único Estado que não relatou falhas elétricas. 

Publicidade

Os cinco blecautes graves dos últimos 24 anos Os cinco blecautes graves dos últimos 24 anos

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações