Subiu para 18 o número de mortes no acidente envolvendo um ônibus na região da Serra da Barriga, em União dos Palmares (AL), que ocorreu na tarde deste domingo, 24. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a vítima é uma criança de 4 anos, que chegou a ser socorrida para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, mas não resistiu. O óbito foi confirmado na manhã desta segunda-feira, 25.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Ao Terra, o Corpo de Bombeiros informou que testemunhas contaram que o veículo era um ônibus escolar que levava cerca de 40 estudantes, de idades variadas, para participar do projeto cultural Pôr do Sol na Serra. Durante o trajeto, o motorista perdeu o controle do ônibus e sofreu uma queda de cerca de 20 metros de altura.
O governo apontou que 16 mortes foram confirmadas no local do acidente. Uma gestante foi encaminhada para o Hospital Regional da Mata (HRM), e também não resistiu aos ferimentos. A unidade de saúde ainda recebeu outros 28 pacientes, sendo que 12 deles foram transferidos para atendimento HGE. As demais foram atendidas em União.
O Corpo de Bombeiros realiza desde a madrugada desta segunda uma varredura no local do acidente e ajudar nas investigações sobre a causa do acidente. Um inquérito policial foi aberto pela Delegacia Regional de União dos Palmares, comandada pelo delegado Guilherme Iusten. Ainda segundo o governo estadual, o delegado-geral Gustavo Xavier e o secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, determinaram celeridade no processo investigativo. Ainda não há informações sobre as identidades das vítimas.
Em nota, a Prefeitura de União dos Palmares informou que o ônibus envolvido no acidente era terceirizado, estava com todas as vistorias em dia e passou por inspeção dias antes do ocorrido. A administração municipal também afirmou que está oferecendo apoio assistencial e psicológico às famílias e amigos das vítimas, disponibilizando toda a estrutura do município para atender as necessidades neste momento de dor.
Liberação dos corpos
A liberação dos corpos das vítimas da tragédia teve início na manhã desta segunda, no Instituto Médico Legal (IML) Estácio de Lima, em Maceió. Durante a madrugada, foram realizadas 15 necropsias no local, e 11 pessoas já tiveram a identidade confirmada. Agora, conforme o governo, a expectativa é que de liberar todos os corpos ainda no início desta manhã. Para isso, é necessário concluir a confirmação de identidade e a comprovação de parentesco.
Autoridades se manifestam sobre o caso
Em nota, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, lamentou as mortes. “Neste momento de imensa dor, o governo de Alagoas decreta luto oficial por três dias em respeito às vidas perdidas e manifesta total solidariedade às famílias e amigos das vítimas”, disse.
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também emitiu uma nota lamentando o caso. “Quero prestar minha total solidariedade às vítimas e seus familiares do trágico acidente que ocorreu na tarde de hoje na Serra da Barriga, em União dos Palmares. [...] Em um mês tão importante para todo país pelo mês da Consciência Negra, sobretudo para a região do Quilombo dos Palmares, essa tragédia nos entristece profundamente”, escreveu.
Muito impactada com a notícia do trágico acidente de ônibus ocorrido nesta tarde na subida da Serra da Barriga, em União dos Palmares (AL).
Quero prestar minha total solidariedade às vítimas e seus familiares. Estamos acompanhando a situação e confiando no trabalho das equipes…
— Anielle Franco (@aniellefranco) November 24, 2024
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também se manifestou nas redes sociais. “Meus sentimentos a todos os familiares das vítimas envolvidas no acidente. O governo federal está acompanhando a situação e dará todo o apoio necessário às autoridades estaduais no socorro, atendimento e amparo às vítimas”, escreveu.
Meus sentimentos a todos os familiares das vítimas envolvidas no acidente. O governo federal está acompanhando a situação e dará todo o apoio necessário às autoridades estaduais no socorro, atendimento e amparo às vítimas. https://t.co/s0TIKFY1vZ
— Lula (@LulaOficial) November 24, 2024