A partir de fevereiro, o trânsito da cidade de São Paulo terá um incremento de 1.200 novos agentes que fiscalizarão infrações, além de 30% a mais de radares. Segundo o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, um total de 1.200 guardas civis metropolitanos foram treinados em outubro passado durante uma semana para auxiliar na fiscalização. Eles se somarão aos atuais 1.856 agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e aos 600 da São Paulo Transportes (SPTrans)já em atividade.
Já os 30% a mais de radares incidirá sobre os 560 equipamentos em atividade hoje – com foco principalmente no avanço sobre faixas e corredores de ônibus.
As informações foram dadas em entrevista coletiva nesta sexta-feira, na qual Tatto apresentou números de lentidão e de tempo de deslocamento do paulistano nas faixas exclusivas de ônibus. De acordo com o secretário, o usuário ganhou 40,7 minutos por dia, em 2014, em um universo de 65,7 quilômetros de faixas exclusivas implantadas este ano na capital paulista.
Já a lentidão máxima no trânsito, de um modo geral, aumentou este ano em comparação a 2013: de 142 quilômetros, foi para 146 quilômetros – mas com percentual de crescimento menor desde 2011, já que o aumento foi de 2,8% e 2011 para 2012, por exemplo, esse percentual ficou em 14,8% (115 km para 132 km).
"A lentidão aumentou, mas menos, e percebemos uma migração de gente que usava o carro para o ônibus ou para a bicicleta", afirmou Tatto. "A tendência é que o ônibus seja o transporte de massa na cidade", disse.
Para secretário, situação do trânsito está melhor
Sobre as reclamações de moradores de alguns bairros em relação às faixas de ônibus ou mesmo às ciclovias, o secretário disse que não há previsão de recuo nem mesmo "diante da grita". "Toda essa grita de que faixas e ciclovias estão atrapalhando não é verdade; se a gente pergunta hoje, o cidadão tem dito que a situação está melhorando - basta ver que o índice de emplacamento de carros e mesmo o crescimento da lentidão vêm diminuindo", citou Tatto, para quem, só de ciclovias, a expectativa da prefeitura é chegar a 1mil km de rede cicloviária - diante dos mais de 200 km existentes hoje.