Uma falha em um trem entre na estação República do Metrô de São Paulo prejudicou a circulação na Linha 3-Vermelha e gerou tumulto na estação Sé e lotação em diversas outras da linha. A situação só foi normalizada perto de 23h30, de acordo com a empresa.
Por conta da falha com o trem na República, que viajava no sentido zona leste, usuários de uma composição que seguia viagem logo atrás acionaram o botão de emergência para a abertura das portas e andaram pela passarela de emergência da via entre as estações Marechal Deodoro e Santa Cecília.
Após a falha, a estação da Sé ficou bastante cheia. Um princípio de tumulto se formou, e a Polícia Militar precisou ser acionada, de acordo com a assessoria de imprensa do Metrô. A PM, porém, não confirmou a presença de policiais no local, por volta das 20h55.
De acordo com o Metrô, às 20h55, os trens circulavam com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações Belém e Palmeiras-Barra Funda. Às 21h10, o site da companhia afirmava que não havia dados disponíveis sobre a operação na linha.
A assessoria de imprensa do Metrô negou que estações tenham sido fechadas por conta do incidente, mas afirmou que houve "controle de fluxo" na estação Barra Funda.
A jornalista Fernanda Heizelmann, 32 anos, afirmou que demorou cerca de 30 minutos para viajar apenas uma estação, entre a Barra Funda e Marechal Deodoro. “Demorou muito tempo, o trem andava muito devagar”, criticou. “As pessoas começaram a suar, a passar mal; estava muito quente. (...) Disseram que tinha usuários na linha. As informações eram bastante confusas."
De acordo com Fernanda, vários usuários desistiram de seguir viagem de Metrô e optaram por outros transportes.
Linha Amarela também tem problemas
A Linha 4-Amarela sofreu, na tarde de hoje, pane no sistema elétrico, o que fez a operação dos trens ser interrompida parcialmente das 14h até as 15h18, quando foi totalmente restabelecida.
Segundo a ViaQuatro, concessionária que administra a via, houve falha no sistema elétrico de tração dos trens, no trecho das estações Paulista e da Luz. A linha operou parcialmente no trecho entre as estações Butantã e Paulista. As estações República e da Luz tiveram de ser fechadas. Os passageiros foram orientados a usar as Linhas 1-Azul, 3-Vermelha e 2-Verde.
De acordo com a concessionária, não houve necessidade de acionar o Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese), em que são usados ônibus para auxiliar no transporte dos passageiros. A linha opera com seis estações: Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Paulista, República e Luz.
Os leitores Daniel KT, de Osasco (SP) e Roan, de São Paulo (SP) participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.