Após as denúncias de desvios que podem chegar a R$ 500 milhões no recolhimento do Imposto Sobre Serviço (ISS), a prefeitura de São Paulo anunciou, nesta segunda-feira, que está desenvolvendo um novo sistema de emissão do Certificado de Quitação do ISS para o Habite-se. O processo será automatizado e já estará operando até o final do ano, segundo a prefeitura.
Com o novo sistema, o recolhimento será feito online. Para isso, o usuário do sistema deverá preencher formulários indicando as notas fiscais eletrônicas que deseja utilizar para abater do cálculo do ISS. As notas fiscais apontadas para desconto do imposto em uma obra ficam arquivadas no sistema da prefeitura, e não poderão ser usadas novamente. Com isso, o contribuinte não precisará mais ir até os postos de atendimento da Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico.
1 de 7
Porsche Cayman está entre os veículos apreendidos em operação do MP
Foto: Renato S. Cerqueira
2 de 7
Quatro funcionários da prefeitura de São Paulo foram presos na operação, que investiga uma fraude de pelo menos R$ 200 milhões
Foto: Renato S. Cerqueira
3 de 7
Motocicletas e veículos de luxo pertenceriam a operadores do esquema fraudulento
Foto: Renato S. Cerqueira
4 de 7
Promotores do Ministério Público explicaram operação que culminou na prisão de quatro auditores da prefeitura de São Paulo
Foto: Vagner Magalhães
5 de 7
Em entrevista coletiva, o prefeito Fernando Haddad (PT) se disse 'surpreso' com fraude, que teria sido cometida na gestão de Gilberto Kassab (PSD)
Foto: Tiago Mazza
6 de 7
Pousada em Visconde de Mauá (RJ) seria de propriedade de um dos agentes fiscais presos
Foto: Ministério Público de São Paulo
7 de 7
Prédio em Juiz de Fora (MG), onde um dos agentes fiscais tem um apartamento duplex
Foto: Ministério Público de São Paulo
Fonte: Terra