SP: assembleia nesta quinta pode definir greve no Metrô

4 jun 2014 - 11h23
(atualizado às 14h39)
<p>Funcionários protestam em São Paulo desde o mês passado</p>
Funcionários protestam em São Paulo desde o mês passado
Foto: Fernando de Santis / Futura Press

O sindicato dos metroviários de São Paulo deve definir nesta quarta-feira se a categoria entra ou não em greve a partir de quinta, conforme prometido há mais de uma semana. Uma audiência entre os metroviários e a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) terminou sem acordo nesta quarta. Na segunda, a empresa já havia oferecido aumento de 7,8%, mas a categoria pede 16,5% de reajuste. Na reunião de hoje, o valor oferecido foi de 8,7%, o que desagradou os trabalhadores, que voltaram a pedir proposta mínima de 10%.

Publicidade

“Estão totalmente paralisadas as demandas que os metroviários propõem como meta nas negociações, assim como em reajuste salarial, periculosidade, plano de carreira, equiparação salarial entre outras”, disse na terça-feira, em nota, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e em Empresas Operadoras de Veículos Leves sobre Trilhos no Estado de São Paulo.

Os sindicatos dos metroviários e dos engenheiros querem aumento de 16,5%; sendo 7,98% (Índice Geral de Preços de Mercado, IGPM) e 7,5% (reajuste real). O Metrô oferece 7,8% para ambas as categorias.

A reunião da categoria começa às 18h30 e de lá deve ser anunciado se a greve será mantida ou não.

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações