A implantação de uma ciclovia chama a atenção de quem passa pela avenida Doutor Francisco Mesquita, na Vila Prudente, zona leste de São Paulo. Feita na calçada às margens do rio Tamanduateí, a pintura da faixa termina em uma tubulação na altura do número 1000 da via, trecho no qual o ciclista é obrigado a trafegar pela movimentada avenida para continuar seu trajeto.
Imagens registradas por um leitor do Terra na última quinta-feira (7) mostram ainda que a tinta vermelha foi utilizada em uma parte da calçada que está com um grande desnível. Além disso, a passagem de pedestres também fica impossibilitada já que a pintura foi feita em toda a extensão do passeio.
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), as obras fazem parte da ciclovia com percurso de 2,5 km de extensão que começa na avenida Doutor Francisco Mesquita (ambos os sentidos) entre as ruas Ibitirama e Patriarca (ocupação de faixa da esquerda da pista de rolamento), rua Guamiranga, entre a rua Vemag e Estação Tamanduateí da CPTM, e rua Vemag, entre a rua Guamiranga e a avenida Doutor Francisco Mesquita.
Procurado pela reportagem, o órgão afirmou que o trecho em questão será apagado pelo departamento de sinalização, como parte dos "trabalhos de readequação de implementação”.
Sobre o tráfego de pedestres, a CET afirmou que “a ciclovia foi projetada fora da linha de desejo da travessia de pedestres do cruzamento da rua Patriarca com a avenida Doutor Francisco Mesquita (ponte sobre o rio), sendo que os atuais locais de travessia do cruzamento já estão devidamente sinalizados com faixas de pedestres”.
Com relação aos buracos encontrados no calçamento, a CET afirmou que a Subprefeitura Vila Prudente foi comunicada para a realização dos reparos necessários.
Os serviços de implantação da ciclovia começaram no dia 29 de abril e a meta do Departamento de Planejamento Cicloviário da companhia é entregar a obra pronta até o final deste mês. “Este prazo, entretanto, está sujeito a alterações em virtude de chuvas ou intervenções de obras para adequações, que sejam percebidas durante os trabalhos”, disse o órgão em nota.
O leitor Vinicius Paes da Rosa dos Santos, de Santo André (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.