SP: com fratura na coluna, onça atropelada será sacrificada

16 jun 2014 - 21h51
(atualizado às 21h54)
Onça é capturada após atropelamento no interior de São Paulo
Onça é capturada após atropelamento no interior de São Paulo
Foto: Zoológico de Bauru / Divulgação

A onça parda atropelada na madrugada de segunda-feira na rodovia Osni Matheus (SP-261), que liga a cidade de Macatuba a Pederneiras, no interior de São Paulo, terá que ser sacrificada. A decisão dos veterinários do Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (Cempas) da Unesp, de Botucatu, que cuidam do animal, se baseia no diagnóstico de grave fratura na coluna.

Publicidade

De acordo com o veterinário responsável, Carlos Roberto Teixeira, além das escoriações e da fratura em uma das patas, o felino apresenta fratura de coluna cervical, o que o deixa tetraplégico, sendo impossível sua sobrevivência nesse estado.

Por meio do Facebook, o diretor do Zoológico de Bauru, Luiz Pires, que ajudou no socorro ao animal atropelado, demostrou indignação em ter que sacrificar o felino e pelos diversos casos de atropelamento de animais silvestres nas rodovias da região de Bauru. “Até quando teremos que esperar? Quantos animais terão que morrer para que as autoridades competentes obriguem os responsáveis pela conservação e manutenção das estradas brasileiras, seja o município, o Estado, a União ou as concessionárias, a criarem as passagens de fauna?”, questionou.

O animal foi atropelado na madrugada desta segunda-feira e só foi socorrido depois que um motorista que passava pelo local acionou a equipe do zoológico. A onça suçuarana, um macho com 53 quilos, foi resgatada por policiais ambientais e veterinários do zoo e encaminhada ao Cempas, onde foi submetida a exames.

Publicidade

Fonte: Especial para Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações