O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) assinou neste sábado, dois decretos para auxiliar moradores das comunidades do Butantã e Mangue Seco, que foram atingidas por um incêndio de grandes proporções na última quinta-feira.
Um deles decreta a situação de emergência e o segundo autoriza o reajuste do auxílio-aluguel que passa de R$ 400 para R$ 600, um reajuste de 50%. Este reajuste é válido também para vítimas do incêndio na Vila Telma, em 2010 e para os desabrigados de um outro incêndio que aconteceu em abril deste ano.
Líderes das duas comunidades estavam junto com o prefeito durante a assinatura deste decreto, e ficou definido que o local será reurbanizado, e irá contar com área de lazer. Com a medida, a prefeitura visa evitar novas ocupações.
Estão sendo construídas 1.800 casas, 680 em Caneleira 4 e 1.120 na Tancredo Neves. Um centro comunitário e três comércios destruídos pelo fogo serão reconstruídos pela prefeitura.
Pelo menos 120 famílias ficaram desabrigadas após o incêndio que atingiu o bairro Mangue Seco, na manhã de quinta-feira. Segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém se feriu.