O governo de São Paulo diz ter encontrado uma nova reserva de água abaixo do atual nível de captação do Sistema Cantareira, que atingiu 6,1% de sua capacidade nesta terça-feira, já contabilizando a segunda cota do volume morto. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, essa nova porção de água está em uma área de difícil acesso de uma das represas que compõem o sistema e representaria a quarta cota do volume morto.
Técnicos da Sabesp fazem estudos topográficos para saber a viabilidade de uso da água. Não há informações precisas sobre as dimensões dessa nova cota de água, mas a expectativa é que que chegue a 40 bilhões de litros, assim como a terceira cota do volume morto. Caso seja utilizado, esse volume representaria um adicional de 5% no total do sistema.
Segundo o governador Geraldo Alckmin (PSDB), a terceira cota do volume morto poderá ser usada já nos meses de seca, entre maio e setembro. Nessa segunda, Alckmin anunciou que seria anunciada nos próximos dias uma obra de ligação do Rio Grande, braço da represa Billings, com o Sistema Alto Tietê.