O prefeito Fernando Haddad (PT) publicou, na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da Cidade, um decreto que prevê novas regras para o fechamento de ruas de São Paulo para a organização de atividades de lazer.
De acordo com o texto, moradores de qualquer região da capital podem solicitar à prefeitura o fechamento de uma rua para atividades como "jogos, brincadeiras, gincanas, atividades socioculturais, tais como oficinas de artesanato, apresentações teatrais e contação de histórias, e atividades lúdico-esportivas, como futebol, vôlei, basquetebol e demais modalidades adaptadas".
Durante todo o período de fechamento (que poderá ser solicitado das 10h às 16h, aos domingos e feriados) somente os moradores dos lotes vizinhos poderão ter acesso à área delimitada .
O fechamento poderá acontecer em vias com trânsito de veículos de baixa intensidade. Ficam fora, então, ruas com "templos de qualquer culto, hospitais, prontos-socorros, velórios, cemitérios, estacionamentos coletivos, linhas regulares de ônibus, pontos de táxi, feiras-livres, bares, lanchonetes, estabelecimentos de alimentação de qualquer natureza ou qualquer outro tipo de comércio".
O decreto modifica o que foi editado em 1999 por Celso Pitta.