Um levantamento feito pelo Metrô de São Paulo constatou que passaram pelas estações da rede 895,5 milhões de pessoas durante todo o ano de 2014. O cálculo considerou o número de entradas nas estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás. A Linha 4-Amarela, que é administrada por um consórcio, não entrou na conta.
Siga o Terra Notícias no Twitter
A Linha 3-Vermelha, que interliga as regiões leste e oeste, é a mais movimentada da cidade, com uma média de 1,2 milhão de entradas diárias. A estação com o maior número de passageiros entrando na rede é a Palmeiras-Barra Funda, com 202 mil acessos diários.
Veja os números superlativos de acesso ao Metrô de São Paulo:
Perfil dos usuários
Segundo a Companhia do Metropolitano, o público do metrô é formado em sua maioria por mulheres jovens e com o ensino médio completo. A maior parte mora na zona leste da capital e tem algum vínculo empregatício. Veja os números.
Estrutura
O Metrô de São Paulo entrou em operação em 1974, com a Linha 1-Azul. De lá para cá, as linhas foram entregues na seguinte ordem: Linha 3-Vermelha (1979), Linha 2-Verde (1991), Linha 5-Lilás (2002) e Linha 4-Amarela (2010). As quatro linhas operadas exclusivamente pelo Estado possuem 66,2 quilômetros de extensão. Se fossemos calcular uma média de trilhos entregues em 40 anos de Metrô, esse número seria de 1,6 quilômetro entregue a cada ano.
Frota
A Linha 3-Vermelha, apesar de ser a que possui mais entradas diárias, não é a que possui a maior frota. Nesse quesito, a Linha 1-Azul lidera com 348 carros (vagões), seguida pelas linhas 3, com 342 carros, Linha 2, com 162 carros e Linha 5, com 48 carros.
Apesar de ter o número de entradas inferior, a Linha 1, no entanto, tem interligações importantes com outras duas linhas do Metrô e mais duas da CPTM, além dos terminais rodoviários do Tietê e Jabaquara.