SP: operário soterrado usou celular para orientar bombeiros

27 ago 2013 - 12h30
(atualizado às 17h01)

Uma das vítimas resgatadas de um desabamento na manhã desta terça-feira na zona leste de São Paulo utilizou um telefone celular para orientar o Corpo de Bombeiros durante o resgate. O operário de 24 anos operário ligou para um colega e informou que estava em meio aos escombros. Em seguida, ele ficou conversando com a equipe de resgate e dando orientações de sua localização. Segundo o comando da Polícia Militar no local, o contato verbal facilitou o trabalho.

Publicidade

O capitão do Corpo de Bombeiros que fez o resgate, Márcio Carnevale, conta que, assim que chegou ao local, foi abordado pelo operário que estava ao telefone com o amigo. “Ao chegar, fui abordado por um operário e ele disse que o amigo estava conversando com ele por rádio. Peguei o telefone e comecei a falar. Ele dizia que estava me ouvindo”, relata o bombeiro.

“Fomos nos aproximando e conseguimos encontrá-lo. Ele estava emocionado e tenso, mas é natural. Ele estava com escoriações no couro cabeludo e muito sujo de pó, mas consciente e conversando com a gente”, disse Carnevale.

"Ele teve muita calma. Depois de 1h30, conseguimos fazer o resgate. Fizemos um trabalho para acalmar a vítima e tentar acessá-la", disse o major da Polícia Militar Hideo Augusto. O operário socorrido foi encaminhado para o hospital e o seu estado de saúde é estável. Ainda segundo o oficial, outras vítimas mantiveram contato verbal, orientando o resgate.

O desabamento de um prédio de dois pavimentos em construção na avenida Mateo Bei, em São Mateus, deixou pelo menos sete pessoas mortas e 22 feridas. O trabalho de resgate contou ainda com a participação do helicóptero Águia da Polícia Militar. Ao menos quatro imóveis foram interditados pela Defesa Civil.

Publicidade

Antes e depois do local do desabamento:

Foto: Wesley Rodrigo/Futura Press

Colaboraram com esta notícia os internautas Arthur Akihito Matsunaga, Eduardo Diniz da Silva e Sérgio Diniz da Silva, de São Paulo (SP), que participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Publicidade
Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se