Munidos de sacos de lixo, pinças e luvas, centenas de pessoas irão percorrer o Largo da Batata, em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo (SP), na caça a lixo jogado no chão ao longo de uma hora. Ao contrário do que parece, a ação de limpeza coletiva não se trata de um mutirão da prefeitura, mas sim de uma competição que tem como prêmio R$ 5 mil e uma viagem para o Japão.
O país asiático, que é conhecido pelo hábito da limpeza de estádios em eventos esportivos mundiais — como Olimpíadas e Copa do Mundo — criou o esporte de coleta de lixo, batizado como spogomi. A Copa Mundial de Spogomi reunirá 20 nações para premiar a equipe com maior capacidade de coleta de lixo, sendo que o Brasil é o único representante da América Latina.
A recla é clara: não vale coletar materiais já depositados em lixeiras ou deixados em pontos de coleta. O foco é a despoluição e a limpeza da área urbana. O trajeto será divulgado somente no momento da prova, para evitar fraudes.
Após o período de recolhimento, que tem o prazo de uma hora, os participantes terão mais alguns minutos para realizar a triagem do material, separando os lixos em suas devidas categorias de reciclagem, pesando e avaliando os resultados.
A equipe vencedora leva para casa R$ 5 mil e também uma viagem para o Japão com tudo pago para disputar a etapa global da competição, que acontece em novembro.
Como participar?
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 25 de maio, no site oficial do evento. As vagas são limitadas e menores de idade também podem participar. A expectativa é de que a competição reúna de 20 a 30 equipes de três pessoas cada.
Acesse aqui o regulamento da competição.
A competição acontecerá no Largo da Batata, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, no dia 28 de maio, entre 9h e 15h.