O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou que pretende contratar segurança privada desarmada, aumentar rondas escolares e contratar psicólogos para atuar nas escolas do Estado. As medidas são para garantir mais segurança para os estudantes, em meio à sequência de ataques que têm acontecido a escolas em todo o Brasil - como quando um menino de 13 anos matou uma professora na Vila Sônia.
Durante passagem por Campinas na terça-feira, 11, Tarcísio adiantou que a prioridade será investir na saúde mental das crianças e adolescentes.
"Vamos ter professores responsáveis pelo contato com os alunos, tentando detectar problemas, além de uma equipe de psicólogos", disse em discurso na cidade. As informações são do portal Sampi Campinas.
Além da contratação de empresas privadas de segurança, o governador prometeu aumentar o efetivo das rondas escolares. Ele disse que quer "antecipar os problemas".
Orientações das instituições de ensino
As próprias diretorias de instituições de ensino ligadas à Secretaria Estadual de Educação de São Paulo começaram a passar orientações aos pais, alunos e professores sobre como agir em casos de violência nas escolas e faculdades.
A orientação é de que, "diante de qualquer ameaça" no "prédio escolar ou em rede social no qual seja citada a escola e/ou alunos e seus profissionais", é preciso registrar boletim de ocorrência, acionar a polícia militar pelo 190 e informar a diretoria de ensino, nessa ordem de prioridades.