Todas as regiões da cidade de São Paulo estão em estado de atenção para o risco de alagamentos, em meio à passagem de um forte temporal sobre a capital paulistana, na tarde desta quinta-feira, 16. Além de pontos de enchente, também foram registradas quedas de árvores e imóveis sem energia elétrica.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Por volta das 20h, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura paulistana emitiu o alerta de estado de atenção para todas as regiões da cidade, incluindo as marginais Pinheiros e Tietê. Segundo o órgão, a chuva é mais intensa entre os bairros de Perus, Pirituba, Lapa e Pinheiros.
Além da capital, a chuva forte, com ventos e raios, incide sobre cidades da Região Metropolitana de São Paulo como Santo André, São Bernardo, Taboão da Serra, Osasco, Guarulhos e Itaquaquecetuba, informou a Defesa Civil.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, até o fim de tarde desta quinta, foram registradas 12 quedas de árvores e dois pontos de enchentes. Há, também, uma ocorrência envolvendo a queda de um veículo em um córrego na Avenida Ônix, em Osasco. Segundo a corporação, o motorista, única vítima do acidente, teve ferimentos leves.
O temporal também interrompeu o fornecimento de energia elétrica em diferentes partes da região metropolitana. Só na capital, 47.791 imóveis ficaram sem luz na noite desta quinta, de acordo com a última atualização da Enel São Paulo, às 21h30.
Ao todo, a concessionária informou que, na Grande São Paulo, 67.083 imóveis tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido nesta quinta. A Enel reforça que o contingente representa 0,81% da base de clientes da distribuidora.
A chuva também provocou lentidão acima do normal no trânsito paulistano. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), no início da noite houve aproximadamente 420 km de lentidão entre todas as regiões de São Paulo.
INMET alerta para perigo potencial de chuvas intensas
Entrou em vigor, também nesta quinta-feira, um alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas não só em São Paulo, mas em todo o sudeste do Brasil e partes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
No litoral de Santa Catarina, há alerta vermelho para o acumúlo de chuvas. A notificação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e vale até a manhã da próxima sexta-feira, 17, às 10h.
De acordo com o Instituto, nesse período, o alerta amarelo aponta para o risco de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos, entre 40 a 60 km/h, e baixo risco de corte de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e quedas de raios.
Quanto ao alerta vermelho no litoral catarinense, o Inmet aponta para chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm por dia. Há, também, grande risco de alagamentos e transbordamento de rios e deslizamento de encostas em cidades localizadas em áreas de risco.