Temporal provoca alagamentos, quedas de árvores e deixa SP em estado de atenção; 67 mil ficam sem luz

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura paulistana emitiu um alerta para o risco de alagamentos em toda a capital

16 jan 2025 - 18h36
(atualizado às 21h52)
Chuva deixa São Paulo em estado de atenção
Chuva deixa São Paulo em estado de atenção
Foto: Estadão Conteúdo/CRIS FAGA

Todas as regiões da cidade de São Paulo estão em estado de atenção para o risco de alagamentos, em meio à passagem de um forte temporal sobre a capital paulistana, na tarde desta quinta-feira, 16. Além de pontos de enchente, também foram registradas quedas de árvores e imóveis sem energia elétrica. 

Por volta das 20h, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura paulistana emitiu o alerta de estado de atenção para todas as regiões da cidade, incluindo as marginais Pinheiros e Tietê. Segundo o órgão, a chuva é mais intensa entre os bairros de Perus, Pirituba, Lapa e Pinheiros. 

Publicidade

Além da capital, a chuva forte, com ventos e raios, incide sobre cidades da Região Metropolitana de São Paulo como Santo André, São Bernardo, Taboão da Serra, Osasco, Guarulhos e Itaquaquecetuba, informou a Defesa Civil.

Temporal faz com que Prefeitura de São Paulo emita alerta para riscos de alagamentos em toda a cidade, nesta quinta-feira, 16
Foto: ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

De acordo com o Corpo de Bombeiros, até o fim de tarde desta quinta, foram registradas 12 quedas de árvores e dois pontos de enchentes. Há, também, uma ocorrência envolvendo a queda de um veículo em um córrego na Avenida Ônix, em Osasco. Segundo a corporação, o motorista, única vítima do acidente, teve ferimentos leves. 

O temporal também interrompeu o fornecimento de energia elétrica em diferentes partes da região metropolitana. Só na capital, 47.791 imóveis ficaram sem luz na noite desta quinta, de acordo com a última atualização da Enel São Paulo, às 21h30. 

Ao todo, a concessionária informou que, na Grande São Paulo, 67.083 imóveis tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido nesta quinta. A Enel reforça que o contingente representa 0,81% da base de clientes da distribuidora. 

Publicidade

A chuva também provocou lentidão acima do normal no trânsito paulistano. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), no início da noite houve aproximadamente 420 km de lentidão entre todas as regiões de São Paulo. 

Inmet alerta para o risco de chuvas acumuladas em diferentes regiões do Brasil, entre esta quinta-feira, 16, e sexta-feira, 17
Foto: Divulgação/Inmet

INMET alerta para perigo potencial de chuvas intensas

Entrou em vigor, também nesta quinta-feira, um alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas não só em São Paulo, mas em todo o sudeste do Brasil e partes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

No litoral de Santa Catarina, há alerta vermelho para o acumúlo de chuvas. A notificação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e vale até a manhã da próxima sexta-feira, 17, às 10h. 

De acordo com o Instituto, nesse período, o alerta amarelo aponta para o risco de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos, entre 40 a 60 km/h, e baixo risco de corte de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e quedas de raios. 

Publicidade

Quanto ao alerta vermelho no litoral catarinense, o Inmet aponta para chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm por dia. Há, também, grande risco de alagamentos e transbordamento de rios e deslizamento de encostas em cidades localizadas em áreas de risco.

Temporal faz com que Prefeitura de São Paulo emita alerta para riscos de alagamentos em toda a cidade, nesta quinta-feira, 16
Foto: ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se