Tobias, primeiro cão farejador do MPRS, encontra drogas em ônibus na Freeway

Ação ocorreu em Gravataí e resultou em prisões de suspeitos

21 set 2024 - 11h11
(atualizado às 11h14)

Na quinta-feira (19), Tobias, o primeiro cão farejador a atuar pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul (GAECO/MPRS), localizou drogas dentro de uma mochila de um passageiro em um ônibus que vinha de Santa Catarina para Porto Alegre. A fiscalização foi realizada na Freeway, BR-290, próximo ao pedágio em Gravataí.

Durante a operação, que contou com a participação de seis integrantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e cinco cães da instituição, além dos entorpecentes apreendidos, dois homens foram presos por tráfico de drogas e uma mulher, que estava foragida da Justiça por roubo, foi recapturada. As buscas foram parte do treinamento regular que Tobias realiza com os cães do Grupo de Operações com Cães da PRF, com treinos semanais na sede do grupo em Porto Alegre.

Publicidade

O objetivo desses exercícios é compartilhar conhecimentos e técnicas entre as instituições, além de expor Tobias a ambientes diversos e odores distintos de drogas. O coordenador do GAECO, promotor de Justiça André Dal Molin, ressaltou que "a integração entre MPRS e PRF demonstra a união de esforços das instituições para operacionalizar novas técnicas de combate à criminalidade, especializando a atuação do GAECO também com cães de faro".

Sobre Tobias

Tobias é um pastor-belga-malinois de dois anos, nascido em Goiânia, e desde filhote mostrou potencial para operações policiais. Ele é o primeiro cão farejador a integrar o GAECO e já participou de sua primeira operação em agosto, em Estância Velha. Treinado no canil HR, um dos principais fornecedores de cães de faro no Brasil, Tobias recebe acompanhamento veterinário específico, orientações sobre alimentação e cuidados com vacinas. Ele atua por até três horas diárias, com intervalos, e é transportado em veículos e com acessórios de segurança apropriados.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações