vc repórter: busca por bimotor desaparecido é retomada no PA

19 mar 2014 - 11h25
(atualizado às 12h35)

As buscas pelo bimotor que desapareceu no início da tarde de terça-feira no sudoeste do Pará foram retomadas na manhã desta quarta-feira. O avião, que decolou às 11h40 de Itaituba com destino ao município de Jacareacanga, teria desaparecido por volta das 12h53 (horário local) a aproximadamente 29 quilômetros a nordeste de seu destino.

Além do piloto, outras quatro pessoas estavam no bimotor, sendo um motorista e três técnicos de enfermagem, funcionários da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), órgão vinculado ao Ministério da Saúde. O grupo seguia para uma aldeia indígena na região.

Publicidade

Uma das passageiras, Rayline Campos, conseguiu mandar mensagens de celular para o tio, Rubélio Santos, alertando sobre o risco de um acidente. "Tio to em temporal e um motr parou avisa a mae q amo muit tods ...to aflita..to em pânico...se eu sair bem aviso...(sic)", escreveu ela em uma das mensagens, segundo imagem mostrada no Bom Dia Brasil, da Rede Globo. 

Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), sendo um helicóptero H-60 Black Hawk do Esquadrão Harpia (7º/8º GAV) e  um SC-105 Amazonas do Esquadrão Pelicano (2º/10º GAV), realizam a busca do bimotor modelo Beechcraft BE 58 Baron, de matrícula PR-LMN. O mal tempo na região, com a formação de um nevoeiro, prejudica a visibilidade e atrapalha a busca nesta manhã.

Em nota, a FAB afirma que a área de busca coberta até o momento foi de 72 km² e a área de cobertura estipulada é de 1.165 km². As informações foram repassadas pelo Salvaero da Região Amazônica, unidade do órgão que coordena as buscas no norte do País.

A operação também tem o auxílio de dois aviões da empresa da aeronave desaparecida e um helicóptero da Polícia Militar do Pará.

Publicidade

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a situação do bimotor está regular. A Inspeção Anual de Manutenção (IAM) e o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) estão em dia, segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB).

Os leitores Marcos Barbosa dos Santos, de Santarém (PA), e Roberto Meira, de Brumado (BA), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se