vc repórter: chuva coloca SP em atenção e fecha Congonhas

A Infraero informou que, devido às condições meteorológicas, o Aeroporto de Congonhas fechou por uma hora para pousos e decolagens

12 jan 2015 - 17h00
(atualizado às 20h30)
<p>Nuvens carregadas cobrem o céu na região do Shopping Morumbi</p>
Nuvens carregadas cobrem o céu na região do Shopping Morumbi
Foto: Vanessa Aparecida Viana de Almeida / vc repórter

Uma forte chuva atingiu São Paulo na tarde desta segunda-feira. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), por volta das 16h, toda a capital paulista entrou em estado de atenção para enchentes. Às 18h, foram encerrados os estados de atenção e alerta em todas as regiões da cidade.

Siga o vc repórter no Twitter

Publicidade

Segundo o órgão municipal, a chuva foi muito intensa na zona sul, com potencial para queda de granizo entre Campo Limpo, Santo Amaro, M'Boi Mirim, Cidade Ademar, Capela do Socorro e Parelheiros. Na zona sudeste, choveu forte entre Vila Mariana, Ipiranga e Jabaquara. Na zona oeste, a precipitação foi intensa na região do Itaim Bibi, Morumbi e bairros vizinhos.

As zonas norte, oeste e central da cidade, além da Marginal Tietê, entraram em estado de atenção às 16h05. Já as zonas sul, sudeste, leste e a Marginal Pinheiros se encontravam na mesma situação desde as 15h15.

SP: chuva provoca ventania e descargas elétricas na zona sul
Video Player

Às 16h40, a Subprefeitura de Campo Limpo entrou em estado de alerta devido ao transbordamento do córrego Morro do S, na altura da avenida Carlos Caldeira Filho com a rua Sebastião de Azevedo. O CGE estimou ainda que as chuvas ganhassem força em outros pontos da capital, com potencial para queda de granizo, rajadas de vento, descargas elétricas e registro de alagamentos.

As previsões de sol, calor e pancadas de chuva no final da tarde se mantêm para os próximos dias. De acordo com o órgão municipal, a terça-feira virá com temperaturas elevadas. As mínimas oscilam em torno dos 22°C, enquanto as máximas podem passar de 34°C. Pancadas de chuva isoladas podem ocorrer entre o final da tarde e o início da noite, associadas, principalmente, ao calor e à chegada da brisa marítima.

Publicidade

Para a quarta-feira, a previsão é de tempo quente e ensolarado na Grande São Paulo. Os termômetros variam entre mínimas de 21°C e máximas de 33°C, também com possibilidade de pancadas de chuva isoladas, favorecidas pelo calor.

Chuva fecha o Aeroporto de Congonhas por uma hora

O temporal que atingiu São Paulo também prejudicou as operações no Aeroporto de Congonhas, na zona sul da cidade. A Infraero informou que, devido às condições meteorológicas, o local foi fechado para pousos e decolagens entre 16h15 e 17h16.

O aeroporto foi reaberto posteriormente para operações visuais. Segundo a Infraero, até 16h, foram registrados 9 atrasos e 12 cancelamentos. Por volta das 17h, após a diminuição da chuva, os números aumentaram para 10 e 14, respectivamente.

Queda de árvore interditou faixas da Raposo Tavares
Foto: Cesar Toledo / vc repórter
Queda de árvore interdita duas faixas da Raposo Tavares

Publicidade

A queda de uma árvore provocou interdições na rodovia Raposo Tavares (SP-270), no final da tarde desta segunda-feira. Apesar de testemunhas relatarem que três exemplares caíram no local, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) afirma que apenas um desabou.

A árvore caiu por volta das 16h, na altura do quilômetro 15 da rodovia. O DER informou que, às 18h15, o bloqueio em duas faixas da Raposo Tavares, no sentido Cotia, estava mantido. O tráfego era lento entre os quilômetros 10 e 15, no sentido São Paulo, e intenso no sentido Cotia.

Na mesma faixa de horário, o tempo na região era instável e visibilidade estava reduzida. O departamento não soube informar se o ocorrido deixou vítimas.

Temporal causa alagamento no centro de São Paulo
Video Player

Publicidade

Os leitores Cesar Toledo, de Cotia (SP), e Vanessa Aparecida Viana de Almeida, de São Paulo (SP), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações