vc repórter: leitor denuncia “foco de dengue” em área de SP

De acordo com leitor, um terreno abandonado em Guarulhos está “lotado de pernilongos” e há moradores da região com suspeita de dengue

10 abr 2015 - 15h51
(atualizado às 15h53)

O acúmulo de água e lixo em meio ao mato alto levantou suspeitas a respeito de um terreno em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. De acordo com o leitor Fernando Bueno Nascimento, o local, próximo a uma área de lazer conhecida como Lago dos Patos, está abandonado e “lotado de pernilongos”.

Um vídeo gravado por Fernando, na altura do número 680 da avenida Francisco Conde, no bairro Vila Rosalia, mostra a situação do lugar. O leitor afirmou que moradores da região estão com suspeita de dengue e que, apesar das tentativas, não foi possível entrar em contato com a prefeitura.

Publicidade
Guarulhos: leitor denuncia suposto foco de dengue em terreno
Video Player

Procurada pelo Terra, a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, enviou agentes de controle de zoonoses ao local, para inspeção e avaliação. O órgão municipal informou que, como se trata de um imóvel particular, os funcionários não puderam entrar. A equipe registrou a impossibilidade de acesso em um relatório e emitiu notificação, exigindo do proprietário as providências cabíveis.

Siga o vc repórter no Twitter

A secretaria explicou que, “com a entrada em vigor do decreto municipal número 32.570, de 27 de março, de Situação Excepcional de Emergência na Saúde Pública, será possível, entre outras coisas, solicitar à Justiça o ingresso forçado de agentes de saúde, como está sendo feito neste caso”.

Publicidade

Quanto às ações de combate ao mosquito da dengue, o órgão afirmou que o trabalho é desenvolvido constantemente no município, com uma equipe composta por cerca de 1 mil agentes, além dos reforços e da participação de soldados da Aeronáutica. A operação conta com visitas domiciliares, bloqueio de criadouros e intervenção em pontos estratégicos.

Questionada sobre as suspeitas de dengue entre os moradores da região, a secretaria não se manifestou. O órgão municipal informou apenas que, dos 2.936 casos confirmados entre 1º de janeiro e 9 abril deste ano, nenhum foi registrado na via pública em questão.

O leitor Fernando Bueno Nascimento, de Guarulhos (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se