A administração do Parque da Independência, no bairro do Ipiranga, zona sul de São Paulo, conseguiu cortar em mais de 50% os custos mensais com água desde que colocou em prática um projeto que visa minimizar o desperdício na fonte.
De acordo com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, a iniciativa teve início no final de 2013, quando descobriu-se que um vazamento na fonte e o desperdício de água causado pelo vento queimavam o motor da instalação.
Duas medidas básicas foram tomadas para evitar o desperdício de água e dinheiro. A primeira foi restringir o ligamento dos jatos de água da fonte em dias de vento forte e chuva, evitando que a água se espalhasse pelo local. A segunda foi passar a coletar a água da chuva e reaproveita-la para encher a fonte.
A iniciativa, aparentemente simples, diminuiu significativamente os custos da administração com água do parque, que passou de R$ 35 mil mensais para os atuais R$ 10 mil, além de reduzir o consumo de água em tempos de chuvas escassas.
O leitor Tadeu Rogerio Ferreira, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.